Técnico de 25 anos luta com sapos na pior seleção do Mundo

Paul Watson saiu de Inglaterra para treinar a equipa de PohnpeiPor

A imprensa britânica apaixonou-se pela aventura de Paul Watson, descrevendo este jornalista inglês como o treinador mais novo na pior selecção do Mundo. Aos 25 anos, Watson tropeçou num convite do Comité Olímpico da Micronésia e aceitou orientar a selecção estatal de Pohnpei, uma equipa sem qualquer vitória no currículo.

De resto, num ranking elaborado pela associação que engloba as selecções não reconhecidas pela FIFA, Pohnpei ocupa mesmo o último lugar, atrás dos vizinhos Chuuk e Yap, por exemplo.
Antes de mais, convém explicar por onde anda este aventureiro. Ponhpei é um dos quatro estados dos Estados Federados da Micronésia, acolhendo a capital da nação, Palikir. Fica relativamente perto das Filipinas e da Indonésia, no Oceano Pacífico. É ainda conhecido por ter o terceiro clima mais húmido do Mundo.
Feitas as apresentações, fica a história de uma reportagem que abriu caminho para uma proposta de emprego. Paul Watson, jornalista freelancer e jogador amador de futebol, estava a realizar um trabalho sobre as piores equipas mundiais. Ora, Pohnpei estava na lista. Ao falar com os responsáveis do Comité Olímpico da Micronésia, estes lamentaram a falta de treinadores disponíveis para assumir o projecto.
(localização das ilhotas que formam o arquipélago da Micronésia)


Paul Watson ficou entusiasmado e apresentou a sua candidatura. Sabia alguma coisa de futebol e tinha vontade. Esse currículo bastava. Assim, em Agosto de 2009, o jovem inglês chegou a acordo para assumir a selecção de Ponhpei. «Não somos a pior equipa do Mundo. Vamos provar isso mesmo em breve. Temos muito potencial aqui», diz um técnico optimista.


Os atrasos e os sapos


O jovem inglês procura explorar o potencial futebolístico na região e dispôs-se a trabalhar sem vencimento, nesta fase inicial, até começar a apresentar resultados. «O meu alojamento é pago pelo Comité Olímpico da Micronésia, mas não achei justo exigir um salário nesta fase», atira.
«O clima é complicado, por ser o terceiro mais húmido do Mundo. Para além disso, o futebol aqui é menos popular que o basquetebol e o voleibol. Temos ainda uma grande falta de equipamentos, mas contactámos todos os clubes em Inglaterra e já recebemos algumas ajudas, do Yeovil Town, do Tottenham Hotspur, do Norwich City e do Bristol City», aplaude Watson.
Descrevendo um rol imenso de complicações, Paul Watson lamenta ainda os constantes atrasos de jogadores e...os sapos: «A mentalidade na ilha é diferente da europeia. Nas primeiras semanas, os jogadores chegavam muito atrasados aos treinos e nem pediam desculpas. Os relvados também inundam facilmente e surgem sempre muitos sapos por aqui».
Pohnpei terá, de qualquer forma, capacidade para representar os Estados Federais da Micronésia a médio prazo. «Temos uma selecção estatal, neste momento, por falta de meios para aproveitar os talentos dos outros estados, de Chuuk, Yap e Kosrae. No futuro, queremos representar os Estados Federais da Micronésia, uma nação reconhecida e com capacidade para entrar na FIFA», remata o mais jovem seleccionador mundial.

notícia "mais futebol"

No response to “Técnico de 25 anos luta com sapos na pior seleção do Mundo”

Sport TV ao vivo na Revolta dos Petroleiros

Analytics