Cruzumana

Boas caros revoltosos, hoje gostaria de vos apresentar a banda de um amigo meu, da qual gosto particularmente e que combina vários estilos músicais e formas de expressão. Chamam-se Cruzumana, misturam rock, com música tradicional portuguesa, world music, e proporcionam um espetáculo diferente, por onde quer que toquem.


Os Cruzumana surgiram em Novembro de 2001.Instrumentalmente, o colectivo tem uma base Rock (com toda a abrangência que este rótulo permite).

No entanto, e ao contrário do que é comum neste estilo, a utilização ponderada de expansões e retracções de dinâmica permite que cada música seja abordada como uma narrativa, transportando assim as emoções da estória à sensibilidade do ouvinte.

Outra característica vincada na personalidade dos “Cruzumana” é a utilização sistemática das suas quatro vozes, o que permite a construção de teias ambientais capazes de causar tensão extrema com a mesma facilidade com que embalam o ouvinte num mar de confortáveis encadeamentos harmónicos.Em contraste com a complexidade e melodia das composições encontramos a crueza do som, muito “on-the-face”, sem recorrer aos “retoques” de produção normalmente utilizados, o que permite aos “Cruzumana” soarem ao vivo o que soam em gravação.Utilizando toda uma riqueza de expressão que só o português permite, e seguindo um princípio rígido de intemporalidade, é com extremo cuidado que os textos de cada estória são desenvolvidos.
Tendo como elemento central das narrativas um personagem tão humano quanto qualquer um de nós e como pano de fundo um mundo que é o nosso, a linguagem predominantemente poética torna-se veículo para as confissões, desabafos, lições de dor e de prazer com as quais o nosso Errante estabelece uma relação de partilha com o leitor/ouvinte.

No response to “Cruzumana”

Sport TV ao vivo na Revolta dos Petroleiros

Analytics